PREVIDÊNCIA PRIVADA
De forma bem resumida, a Previdência Privada (ou Previdência Complementar) serve como uma aposentadoria em que você deposita mensalmente determinado valor para, quando se aposentar, contar com uma renda mensal proporcional aos anos e valor de investimento.
A Previdência Privada não está vinculada ao INSS, e funciona como um complemento ao valor da Previdência Social, garantindo que você mantenha suas condições de vida atuais quando parar de trabalhar.
Todo setor de previdência privada é fiscalizado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), um órgão do Governo Federal.
Existem dois planos de Previdência Privada disponíveis no Brasil:
- PGBL - O Plano Gerador de Benefício Livre é mais adequado para quem faz a declaração completa do imposto de renda, pois é dedutível em até 12% da base tributável.
- VGBL - O Vida Gerador de Benefício Livre é o plano mais escolhido pelos brasileiros. Ele é adequado para as pessoas que fazem a declaração simplificada do imposto de renda, para profissionais liberais e para quem que contribui com 12% e queira contribuir mais, pois ele não é dedutível do IR como o PGBL.